Curso gratuito de desenho melhor que pago, existe?

É possível encontrar um curso gratuito de desenho tão bom quanto um pago? Asseguro que não apenas tão bom como até melhor que muitos disponíveis no mercado.

Na verdade não há nada que seja de fato grátis, alguém sempre paga de alguma forma. Não quero entrar no mérito das inúmeras formas como esse “pagamento” acontece, tomaria muito tempo e sairíamos do foco. Entretanto, desde que esse pagamento não seja ilícito e ninguém seja prejudicado devemos aproveitar a disponibilidade.

Cuidado para não perder tempo com os 100% free

Obviamente sempre há aqueles que dizem oferecer um serviço gratuito, 100% free. Você pensa imediatamente em um curso gratuito de desenho. Porém quando vai ver são apenas algumas dicas elementares e quase nada de prática. Não que as dicas sejam completamente inúteis, mas para quem já passou pelo “basicão” chega a ser frustrante. Você cadastra seu e-mail apenas para receber a oferta de um curso completo posteriormente. Essa é uma tática muito empregada pelo pessoal do marketing digital.

Acredito que não chega a ser um abuso essa forma de atrair compradores. Os vendedores estão procurando fazer o trabalho deles. Então precisamos estar alerta para que, ao procurar um curso gratuito de desenho, não acabemos vendo mais do que oferecem.

Os melhores e o fantástico curso gratuito de desenho

Já encontrei sites e canais que oferecem dicas, tutoriais e até curso gratuito de desenho completo. Muitos desses deixaram-me contente, mas apenas um deixou-me espantado. Como tudo tem um porém, os conteúdos são em outros idiomas – inglês ou espanhol. Mas não é empecilho, dá para compreender e aprender só observando, basta prestar atenção. Em todo caso, é uma ótima oportunidade de treinar um idioma diferente.

The Drawing Website

Site bem humorando onde o autor emprega o conceito de Kung Fu para ensinar desenho no estilo cartoon. Em inglês. O programa é em seis níveis, mas por enquanto há dois níveis disponíveis. Caso nunca tenha visitado o site será melhor começar pela seção introdutória onde é explicado sobre objetivos e metodologia. Após isso você pode ir para o nível 0, as bases, também disponível em PDF.

Yayometro

Canal do YouTube, em espanhol, com teoria, dicas e tutoriais sobre diversos estilos de desenho, do cartoon ao realista.

Proko

Outro canal do YouTube, em inglês, com muito material de instrução e tutoriais de arte, do básico ao avançado. Aborda muitos temas, mas principalmente anatomia humana. O professor oferece serviços pagos, no entanto é planamente possível aprender muito apenas com o material disponível no canal.

Circle Line Art School

O foco deste canal do YouTube, em inglês, é perspectiva. São centenas de tutoriais sobre desenho em perspectiva de paisagens, construções, objetos e ilusões de ótica. Jamais negligencie que perspectiva é um dos tópicos absolutamente indispensáveis ao desenhista virtuoso.

The Drawing Database

Já mencionei um vídeo desse canal do YouTube anteriormente aqui no blog, Clique aqui para ver o post. O canal é organizado pelo professor Marc Leone, da Northern Kentucky University. Seu conteúdo é direcionado aos alunos daquela universidade, mas está disponível gratuitamente a qualquer interessado.

Uma rápida olhada na playlist é suficiente para perceber que se trata de um curso muito abrangente. Os vídeos abordam desde o assunto mais elementar, como tipos de materiais, até avançado, anatomia de todo o corpo humano.

Considerações finais

Tudo quando formos fazer encontraremos problemas e dificuldades. Sei que muitos fatores podem dificultar, mas não deveriam impedir seu progresso. O fato desses recursos serem em idiomas estrangeiros deveria ser encarado como oportunidade de treinar também o ouvido. Não haver um tutor que oriente e cobre os exercícios seria motivação para aprender a se organizar e ser disciplinado.

Todavia há que se fazer justiça ao professor de desenho. Pela experiência, ele é quem está habilitado a apresentar soluções para as deficiências que porventura identificar na arte do aluno. Mesmo em cursos gratuitos de desenho os professores costumam cobrar pela análise de desenhos. Nada mais justo! Além de preparar aulas gratuitamente ainda ter que orientar alunos recebendo em troca apenas um “valeu aí”… Não vale, né?

Percebeu que esses cursos gratuitos não é pra você? Precisa seguir um programa e as orientações de um professor regularmente e mesmo assim aprender a desenhar em casa? considere os cursos apresentados no post Aprender a desenhar é meu sonho, por onde começo?

Grato por ter chegado até aqui, espero que tenha sido útil, até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *