Aprender a desenhar é meu sonho, por onde começo?

Durante minha infância havia duas coisas que eu queria muito, ser piloto de avião e aprender a desenhar bem. Uma dessas coisas não consegui de modo algum, outra consegui, mas de modo sofrível. Por que não pude ser piloto de avião e nem o tipo de desenhista que sonhava ser?

Talvez minha resposta a essa pergunta soe apenas como uma desculpa esfarrapada e é, até certo ponto, por isso pouparei os leitores das minhas lamentações. Basta dizer que “falta de informação adequada” explica em parte minha frustração.

Facilidade de acesso a informações

Alegar falta de informação pode soar estranho para quem nasceu nas últimas décadas, especialmente após o advento da Internet. Hoje você pode fazer uma breve pesquisa na Internet e encontrar muito material explicando como desenhar ou fazer qualquer coisa que queira.

Na época em que eu estava ansioso por aprender não era assim, aulas de desenho eram caras e também não se encontravam facilmente. Em uma das escolas onde estudei havia um professor de desenho, entretanto as aulas eram cobradas à parte da mensalidade e meu pai não podia bancar.

Até tive um vizinho desenhista que se propôs a me ensinar desde que eu fosse até o local onde ele trabalhava. Era uma repartição pública estadual que ainda hoje promove ações sócio-culturais e científicas. Meus pais não confiavam em me deixar ir sozinho a uma parte da cidade que eu não conhecia. Nunca fui de insistir, se meus pais falavam que não dava certo eu ficava triste, mas aceitava.

Levei mais tempo do que o normal para reunir a bagagem teórica minimamente necessária para começar a desenhar de modo satisfatório. Ainda tenho muitas deficiências e dificuldades que precisam ser superadas ou contornadas, mas estou na luta.

Em uma postagem anterior sugeri um exercício para desenhistas iniciantes e comentei que para ser um bom desenhista, mesmo um gênio precisa de dedicação. Agora ouso ir além: uma pessoa sem grandes habilidades, mas empenhada parecerá um gênio, ao passo que o gênio que não se exercita será sempre mediano ou menos que isso. O exercício contínuo é o que importa para o desenvolvimento de qualquer habilidade.

Aprender a desenhar sem ter dom

Esta seção será curta e grossa, apenas para dizer o seguinte: esqueça essa idéia de que aprender a desenhar é para quem tem o “dom”. Apague isso da mente, não importa quem te falou, não é verdade. Apagou? Certo, agora podemos continuar.

Aprender a desenhar sem sair de casa

Se você não consegue organizar uma agenda de estudo ou não possui disciplina suficiente para estudar sozinho você precisa de um professor ou instrutor. Deixo algumas sugestões para você aprender a desenhar sem sair de casa. É só assistir às aulas e fazer os exercícios propostos.

ComoDesenhar.net

Este é um curso completo com ênfase no estilo cartoon e criação de revistas em quadrinhos. É organizado pelo Thiago Spyked, desenhista, quadrinista, editor e professor de desenho. Thiago Spyked mantém o canal do YouTube Crás Conversa Oficial onde dá dicas de produtividade para desenhistas.

HQ Requiem Crás Editora
HQ Requiem Crás Editora

Se você quer se tornar um profissional começando do zero, este é o curso. Sem desmerecer os méritos dos outros cursos, mas este é o que eu gostaria de ter feito antigamente.

HQ Spectrus Crás Editora
HQ Spectrus Crás Editora


Mas talvez você não queira necessariamente viver do desenho. Você quer simplesmente sentir o orgulho de desenhar bem aqueles personagens dos animes que você tanto admira. Neste caso as duas próximas opções podem ser mais adequadas para você.

Método Fanart 2.0

Este método é para quem curte o estilo anime e mangá. Você será acompanhado pela Mayara Rodrigues que tem um canal de speed drawing no YouTube. Ela te ensinará as técnicas necessárias para que você aprenda a desenhar seus personagens favoritos de anime.

Arte da Mayara Rodrigues
Exemplo de arte da Mayara Rodrigues

Desenhar Melhor

Esse é também um método para desenhar no estilo anime e mangá e abrange desenho e colorização. É organizado por Anderson Silva que tem obtido muito sucesso e mantém um canal no YouTube, o Esboços e Artes. Os desenhos abaixo dão uma idéia do que é possível fazer ao aprender o método do Anderson.

Arte do Anderson Silva
Evolução do desenhista, antes e depois.

Aprender a desenhar sem ter dinheiro

No entanto, se você não tem dinheiro para um curso ou professor, não há desculpa para não aprender. Existem tutoriais, cursos, métodos e programas completos e gratuitos até melhores que muitos cursos pagos.

Sobre isso você pode ler em Curso gratuito de desenho melhor que pago, existe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *